Sessão Solene Legislativa marca 143 anos de São Sepé

Ass. Imp. Câmara Destaque

A noite de quinta-feira (25) foi de homenagens na Câmara de Vereadores, durante a Sessão Solene alusiva aos 143 anos de emancipação política de São Sepé. Em plenário foram entregues três honrarias, através de decretos legislativos aprovados pelos vereadores: Medalha Sepé Tiaraju ao Mestre Ângelo Clair Oliveira e Medalhas Professora Odeci Saldanha à aluna Tatieli Abreu dos Santos e à professora Dalila Brum Rodrigues.

A medalha Sepé Tiaraju é uma honraria concedida à pessoas ilustres visitantes e demais pessoas que se destaquem na cidade de São Sepé com relevantes feitos ao município. Já a medalha Professora Odeci Saldanha, outorga o aluno destaque dos anos finais do Ensino Fundamental e ao professor destaque da rede municipal de ensino do município de São Sepé.

O primeiro a receber a homenagem foi o mestre de Taekwondo Ângelo Clair Oliveira, ele nasceu em Caçapava do Sul, mas fixou residência em São Sepé. Hoje comanda diversas atividades sociais no município através das artes marciais. Ângelo foi homenageado através do Projeto de Decreto Legislativo 04/2019, que outorgada a Medalha Sepé Tiaraju, por indicação do vereador Luiz Otávio Picada Gazen, e com apoio dos demais vereadores.

Depois foi a vez da aluna Tatieli Abreu dos Santos com a Medalha Professora Odeci Saldanha. Para o seu reconhecimento, foi analisado o aproveitamento escolar, através da média geral de notas, frequência, disciplina, bem como a capacidade de envolvimento em ações de cooperação e solidariedade no ambiente escolar. Tatieli foi homenageada através do Projeto de Decreto Legislativo 05/2019, no qual a Câmara de Vereadores de São Sepé outorgou a Medalha “Professora Odeci Saldanha”, pelo destaque durante o ano de 2018 na rede municipal de ensino de São Sepé.

Por último, foi à vez da professora Dalila Brum Rodrigues, ela recebeu como educador destaque do ano de 2018 da rede municipal de ensino de São Sepé através do Projeto de Decreto Legislativo 06/2019. Para a escolha do professor foi observado a assiduidade, qualificação e participação ou organização em atividades extracurriculares. A Professora atualmente trabalha como Professora substituta na Escola Municipal de Educação Infantil Zeferina de Almeida Lopes – Creche I, no Centro.

 

Conheça os homenageados

  • Ângelo Clair Oliveira

Mestre Ângelo Clair Oliveira reside em São Sepé desde os 11 anos de idade, Ângelo nasceu em 22 de outubro de 1971, na cidade de Caçapava do Sul. Ele é filho de Fernando Garcia Tatsch (em memória) e de Durquei Maria Oliveira Tatsch. Ângelo é casado há 24 anos com Cristina Oliveira, onde tem um filho, o jovem Samuel Oliveira de 15 anos.

Ângelo é representante comercial, formado em Processos Gerenciais pela UNINTER, e hoje cursa Filosófica pela Universidade Federal de Pelotas.

Em São Sepé, sua principal atividade é Educador Social, onde usa a arte marcial como ferramenta de transformação através da educação. Ele é mestre, faixa preta em 5º DAN de Taekwondo (Formado pela Federação Mundial de Taekwondo “sede na Coreia do Sul”); diretor do Garra Taekwondo Clube São Sepé (entidade oficial de promoção do Taekwondo em São Sepé); membro do conselho brasileiro de mestre em Taekwondo; diretor de arbitragem pela Associação Tche de Taekwondo e mestre examinador nacional pela Liga Nacional de Taekwondo.

Ângelo está à frente das aulas de Taekwondo na cidade de São Sepé desde 1996, exercendo atividade marcial para crianças e jovens da comunidade sepeense. Atividade esta, pautada na transmissão de valores como disciplina, respeito e socialização.

Nos últimos anos, o Mestre Ângelo treinou e formou inúmeros medalhistas em campeonatos em todo o Brasil, elevando o nome de São Sepé dentro do Taekwondo estadual e nacional, neste que também é um esporte olímpico.

Nestas mais de duas décadas em atividade em São Sepé, o Mestre ajudou na formação humana e na construção do caráter de centenas de praticantes, onde cresceram e desenvolveram suas potencialidades, e hoje, muitos são médicos, profissionais liberais, professores, militares, pais de família, levando assim uma vida digna e honrada.

Ângelo é um dos idealizadores do Projeto Educar, que leva estes preceitos de forma gratuita a centenas de crianças e jovens do município sepeense. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Sepé, onde oferece aulas gratuitas para crianças da rede municipal de educação entre 7 e 14 anos, oportunizando o crescimento dentro e fora do tatame, tendo também a oportunidade de disputar campeonatos realizados na cidade em parcerias com as demais escolas.

 

  • Tatieli Abreu dos Santos

Tatieli Abreu dos Santos é filha de Edilo Alves dos Santos (em memória) e Marisa Carvalho Abreu. Ela é natural de São Sepé e moradora do bairro Cristo Rei. Ela nasceu em 14 de março de 2004.

Dentro do período do Ensino Fundamental, a aluna Tatieli estudou nas Escolas Francisco Brochado da Rocha, Leonardo Kurtz e por último na Escola Clemenciano Barnasque, onde foi indicada como aluna destaque do ano de 2018.

Atualmente Tatieli estuda no Colégio Estadual São Sepé, cursando o primeiro ano do ensino médio.

Tatiéli se destacou por ser uma aluna comprometida, participativa e sempre presente nas atividades realizadas pela Escola Clemenciano Barnasque, desenvolvendo um bom relacionamento com colegas, professores e funcionários.

 

  • Dalila Brum Rodrigues

A Professora Dalila nasceu em 23 de março de 1964, ela é filha de Homero Corrêa Brum e Maria Francisca Tormann da Silva. Ela é casada com Paulo Sérgio Garcia Rodrigues e possuem duas filhas: Etiana Brum Rodrigues, de 31 anos, e Ariane Brum Rodrigues, de 21 anos. E também um neto: Artur Rodrigues Leandro de 3 anos, fruto do casamento da filha Etiana e Alexandre Soares Leandro.

Sua formação iniciou em 1983, quando concluiu o Ensino Médio “Magistério” no Colégio Madre Júlia. Após este, fez o curso de qualificação especifica para Educação Pré-Escolar, concluído em 1996. Em 2002 formou-se em Pedagogia pela Universidade da Campanha – Urcamp.

Dalila já lecionou em diversas escolas no município de São Sepé, e em 1984 foi contratada como Professora de 1ª a 4ª série (Classes Multisseriadas) na Escola Municipal Cezarina Pires Brum, localizada no distrito de Jazidas.

Em 1985, Dalila foi professora de Pré-Escola, na Escola Estadual Rural de Santa Bárbara, também no distrito de Jazidas, onde hoje é situada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eno Brum Pires.

Nos anos de 1986 e 1987, passou a fazer parte do quadro de professores de Pré-Escola na Liga Operária, sendo a 1ª Pré-Escola Municipal no Centro de São Sepé, em que nos anos de 1988 e 1990 a Pré-escola passou a lecionar em uma casa alugada na Rua Antão de Farias, no centro da cidade;

Em 24 de junho de 1989 a professora Dalila foi aprovada no 1º Concurso Público de Provas e Títulos do Magistério Municipal em São Sepé e em 1990, já concursada, foi a 1ª nomeação como professora para a então Pré-Escola da casa alugada na Rua Antão de Farias;

Já nos anos de 1991 a 1992 passou a ser Professora de Pré-Escola na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria José Valmarath;

De 1993 a junho de 1994 Dalila trabalhou como Supervisora da Educação Infantil na SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura);

Em 12 de julho de 1994 Dalila Brum Rodrigues foi aprovada no 2º Concurso Público de Provas e Títulos do Magistério Municipal;

De julho de 1994 a 2000 continuou trabalhando como Supervisora da Educação Infantil na SMEC.

De 2001 a 2004 trabalhou como Professora de Pré-Escola, sendo um turno na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo no Bairro Tatsch e o outro turno na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Liberata Fraga Prates – Creche II, localizada no Bairro Pontes;

Entre o ano de 2005 a 2014, Dalila integrou o grupo de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo. Lá trabalhou como professora de Pré-escola, coordenadora do Programa União Faz a Vida e também como Coordenadora da Educação Fiscal da Escola.

Em 2014 a Professora Dalila Brum Rodrigues aposentou-se com a carga horaria de 22 horas semanais.

Posteriormente, de 2015 até a presente data, Dalila trabalha como Professora substituta na Escola Municipal de Educação Infantil Zeferina de Almeida Lopes – Creche I, no Centro.

 225 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *