Celular: 3º lugar em causasde acidentes em 2023

Colunistas Geral

Mais da metade dos motoristas mortos em acidente de trânsito no RS, entre 2018 e 2022, estavam em situação irregular ou sob efeito de álcool. A pesquisa apontou que 52% dos acidentados estavam com irregularidades na documentação, como: falta de habilitação, com a CNH vencida e principalmente dirigindo sob efeito de álcool. Destes condutores, 35% estavam alcoolizados.

Em 2023, o que chama a atenção das autoridades de trânsito é que o índice de acidentes gravíssimos estão relacionados, na maioria das vezes, diretamente ao uso do celular ao volante. Nos primeiros três meses deste ano de 2023, mais de 700 acidentes foram registrados no Brasil envolvendo o aparelho celular. Os Estados, de São Paulo e Minas Gerais, lideram o ranking desse tipo de imprudência dos condutores. Essas infrações são de natureza gravíssima e não tem justificativa que convença os agentes de trânsito na hora de fazer a autuação. Muitos condutores tentam justificar com as mais estapafúrdias explicações, como por exemplo: “eu preciso usar o telefone porque trabalho como vendedor”. Ora, isso não é justificativa e por estas razões, que o número de acidentes violentos nas rodovias vem crescendo a cada mês, diz o responsável pela Secretaria Nacional de Trânsito.

As multas para esse tipo de comportamento, deveriam ser, no mínimo, R$ 3.000,00 e a suspensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação. Nos casos de homicídios, deveria ser o dobro desse valor e a suspensão do direito de dirigir por quatro anos. Não há correção do valor dessas infrações e as punições continuam muito brandas, por isso, as leis não são respeitadas.

No Rio Grande do Sul, o índice de mulheres em situação de irregularidade no trânsito é muito inferior à dos homens, das 133 condutoras acidentadas no RS em 2022, apenas 38% apresentavam alguma irregularidade. As pesquisas confirmam que as mulheres dirigem com mais cuidado e não exageram na velocidade. Entre os homens, a maior faixa de mortalidade em acidentes violentos, é entre 18 a 29 anos de idade, até mesmo, porque é justamente nessa faixa etária o maior deslocamento de trabalhadores.

Em 2022, tivemos uma grande preocupação com a elevação dos índices de acidentes de trânsito no RS, as pesquisas indicavam quedas de mortes no trânsito, mas o primeiro semestre de 2022 ainda foi de elevação do número de acidentes neste Estado. De acordo com o Diretor do Detran, houve um acréscimo em torno de 30% em acidentes registrados no RS em 2022.

 546 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *